Conselho na Praça leva saúde à população e movimenta a Praça dos Pioneiros
O evento foi promovido Conselho Municipal de Saúde de Valadares em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG).
Publicado em 18/04/2023 17:45
O forte calor da tarde desta terça-feira (18) não desanimou o público que compareceu à praça dos Pioneiros para participar do Conselho na Praça, uma grande feira de serviços de saúde e bem-estar promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), com a participação de diversos equipamentos da saúde do município.
Várias tendas foram montadas e nelas era possível fazer desde uma massagem relaxante ou auriculoterapia, até exames laboratoriais rápidos, como testes de sífilis e hepatite, aferição de pressão e vacinação contra a Covid-19 e gripe. Também havia tendas com informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (com distribuição de preservativos), violência doméstica, arboviroses (dengue, zika e chikungunya), leishmaniose e acidentes de trabalho, agendamento para doação de sangue, animais do CCZ para adoção entre vários outros assuntos.
Neide Garcia de 65 anos, foi uma das que aproveitaram para colocar o cartão de vacinas em dia. “Não tinha ficado sabendo que a vacina nova (bivalente) já tinha chegado e que estavam vacinando. Meu filho passou por aqui e me ligou. Vim na hora porque quero ficar protegida. Esta é minha quarta dose de reforço e agora fico mais tranquila”, relatou. “Ando com muitas dores na costas e nada melhor que uma massagem para aliviar. Pena que fazer sempre pesa no bolso. Ações assim são boas por causa disso: os serviços são gratuitos e para todo mundo”, comentou a diarista Júlia da Costa, que não perdeu tempo e se entregou a uma bela massagem nas costas, ombros e pescoço.
A garotada também marcou presença, especialmente no Caminhão Científico da Fundação Ezequiel Dias (Funed), onde foram exibidos animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões. “Estou impressionado com todos esses bichos! Nunca tinha visto um escorpião de perto, mas sei que é bem perigoso. Gostei muito das informações que recebemos aqui e vou levar para casa esse conhecimento”, disse José Carlos Silva, estudante da quinta série.
Na parte da manhã, houve um momento mais técnico, um fórum, onde os representantes dos conselhos se reuniram no auditório Luiz Franco, no 5º andar da Prefeitura, para debates de pautas importantes para a construção das políticas públicas de saúde, instrumentos de gestão, sobre as plataformas CADCES, SIACS e DIGISUS; dentre outros que fazem parte do dia-a-dia dos Conselhos.
De acordo com a secretária de Saúde, Caroline Sangali muito tem sido feito em prol da saúde da cidade, o trabalho segue avançando e essa parceria entre o Conselho Municipal de Saúde com o Conselho Estadual de Saúde tem ajudado muito nisso. “A gente trouxe para a praça um pouquinho dos serviços que são ofertados todos os dias para a população, mesmo com recursos escassos a gente faz muita coisa. Estamos também orientando a todos que a prevenção continua sendo o melhor remédio. Então, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se cuide”, finalizou ela.
Serviços oferecidos e participantes
Casa do Servidor (auriculoterapia e aferição de pressão), Departamento de Vigilância em Saúde (vacinação), CEREST, CRAS, CREDEM-PS, CAPS Infantil, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento (Feira da Agricultura Familiar), Saúde Bucal, APAE, Funed, CRAS, CROS, Escola Técnica José Rodrigues Silva, NASF, CADEF, Hemominas, Ciência em Movimento, Centro de Controle de Zoonoses (castramóvel e feira de adoção), CEDEC (corte de cabelo), GV CIT Itinerante, UFJF, Univale, Hospital Bom Samaritano.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social