População em situação de rua participa de atividades do Projeto Saúde e Bem-estar na Praça
.
Publicado em 25/03/2025 11:52
Na manhã desta terça-feira (25), a Prefeitura de Valadares, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SMAS), promoveu o Projeto Saúde e Bem-Estar na Praça, na praça Serra Lima. O objetivo foi informar sobre autocuidado, prevenção em saúde e passar orientações da Política de Assistência Social do Município para a população em situação de rua, levando os serviços para mais perto deste público a fim de que eles possam aderir a eles.
A população em situação de rua participou dos serviços ofertados, tais como alongamento, auriculoterapia, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e de glicemia, vacinação contra a febre amarela, acolhimento psicológico, divulgação dos serviços prestados pelas e-Multi e de cuidados com a saúde e outros.
Segundo Vania Gonçalves, coordenadora do CentroPop, “o Projeto Saúde e Bem-estar na Praça vai acontecer duas vezes por semestre, a intenção é rodar as praças. Este é um projeto que o Serviço Especializado da Abordagem Social (SEAS), juntamente com a equipe Consultório na Rua (eCR) e em parceira com o Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais Dr. Alexandre Castelo Branco (CREDEN-PES). O pessoal do e-Multi (Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde), alunos de Enfermagem da Univale e Pastoral de Rua, e a Vigilância Sanitária também estão aqui, e vai ter uma barraca da vacinação com teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O nosso público é a população em situação de rua e o objetivo desse projeto é atender aquelas pessoas que não conseguem, às vezes, por algum motivo ou outro, ir até os dispositivos. Por isso, a gente tenta abranger essas pessoas que estão nas ruas e não conseguem aderir aos dispositivos que a gente tem na rede”.
De acordo com Cláudio Neto, coordenador do CREDEN-PES, “viemos participar do evento de saúde e bem-estar na praça trazendo o ponto do nosso serviço para a população vulnerável que será atendida aqui hoje. A gente ofertará informações sobre tuberculose, informações sobre sintomas que serão necessários para identificar a doença e autocuidado das pessoas que estão em situação de rua”.
O padre Romério, diretor espiritual da Pastoral do Povo em situação de rua, afirmou que, junto com a coordenadora da mesma pastoral, Marinalva de Oliveira, está fazendo essa parceria com a Prefeitura e oferecendo serviços às pessoas em situação de rua. “Lembrando que a Pastoral do Povo em situação de rua de Valadares tem promovido rodas de conversa nas praças, procurando ouvir essas pessoas em situação de rua e ajuda-los em um direcionamento para a vida. E, buscando essa parceria com a Prefeitura, hoje nós estamos aqui nesta praça acolhendo e oferecendo serviços como consultório da rua e tantas outras ferramentas, além de programas da Prefeitura em prol dessas pessoas. Então, é muito importante esse serviço porque ajuda a construir um mundo mais humano e mais fraterno”.
Para Raquel da Silva, moradora em situação de rua, “o evento é maravilhoso porque a população tem acesso à saúde em primeiro lugar. É muito importante cuidar da saúde”.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social