Vacimóvel será utilizado pela primeira vez em Valadares
O veículo será levado a pontos estratégicos da cidade para levar as vacinas para mais perto das pessoas
Publicado em 04/04/2025 16:36
Agora Governador Valadares conta com mais um aliado na promoção à saúde dos cidadãos e no combate às doenças. Trata-se do Vacimóvel - um veículo adaptado, moderno e com toda estrutura necessária para funcionar como uma sala de vacinação itinerante. Ele será utilizado pela primeira vez neste sábado (5), no evento do Mutirão Zera Filas, que acontece das 8 às 13h, no anexo I da Prefeitura (rua D. Pedro II, 244, Centro – antiga Fadivale).
A parceria entre o município e o Governo Estadual permitiu a aquisição de uma van equipada com câmara de vacina de 120 litros, ar-condicionado, isolamento térmico antichamas, bancadas com pia e cuba para higienização, cadeiras fixa e giratória, mesas, armários e ?TV 24 polegadas, que vai possibilitar que as equipes de vacinação realizem seu trabalho de forma prática, segura e eficiente. Isso porque o veículo é climatizado, o que garante que as vacinas sejam armazenadas e transportadas para pontos estratégicos, como escolas, praças, distritos, eventos, dentre outros, de forma segura.
Além de assegurar que aqueles que, por algum motivo, não conseguem se deslocar até as unidades de saúde, tenham mais acesso aos serviços de saúde, bem como conforto e comodidade. O posto-volante vai disponibilizar doses dos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, que serão aplicados após avaliação do cartão de vacinas de cada pessoa. “Com o Vacimóvel, esperamos ampliar o número de ações de vacinação extramuros, levando as vacinas para mais perto da população e, assim, aumentar o acesso e as coberturas vacinais na cidade", explicou a coordenadora do setor de Imunização da Prefeitura de Valadares, Márcia Cordeiro.
E mais do que isso, o Vacimóvel vem para fortalecer as ações preventivas de saúde pública e superar as metas de cobertura vacinal, reforçando o compromisso com a saúde de qualidade e o bem-estar dos valadarenses. "Este veículo representa um grande avanço para a saúde pública do município. Com ele vamos cumprir nosso compromisso de levar os serviços de saúde para mais perto das pessoas, garantindo uma resposta mais ágil e eficiente às demandas da população ", declarou o secretário municipal de saúde, Rodrigo Cunha.
Para receber doses em atraso ou qualquer um dos imunizantes, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS e caderneta de vacinação.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social